Edições


Edição Atual

O Jornal de Matemática Olímpica

Caros Leitores, é com satisfação que lhes oferecemos o número 29 do nosso jornal, É Matemática, Oxente!. Nesta edição lhes oferecemos um painel onde cada parte do jornal ajuda a compor um quadro que ressalta a variedade e a beleza da matemática, sem perder de vista o objetivo principal; ou seja, servir de estímulo aos alunos que participam de olimpíadas.

Nesta Edição

Editorial 30ª Edição

Caros Leitores, Feliz ano novo!

De fato, essa saudação cabe neste editorial pois com a presente edição, estamos iniciando nossa caminhada no ano de 2024. Essa edição nasce sob a égide de bons tempos: a consolidação de um projeto que cresce e se afirma, no âmbito da comunidade de professores, dos alunos dos cursos de licenciatura e – este é o foco principal do nosso trabalho – dentre os participantes das Olimpíadas de Matemática. Ademais, nossos contatos para além do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE vão se ampliando.Como exemplo podemos citar o destaque dado ao nosso jornal no noticiário da Sociedade Brasileira de Matemática.

A presente edição traz na seção artigo um trabalho intitulado O Teorema de Tales: uma poderosa ferramenta matemática (I), de autoria do professor Eudes Mendes Barboza da UFRPE, junto com seus alunos Pedro Victor Souza Freitas e Heloisa Cardoso Barbosa Gomes. O artigo apresenta como ponto de partida o supracitado teorema e em seguida destaca vários resultados e aplicações que surgem tendo como base esse teorema.

A seção curiosidade traz a contribuição da aluna Roberta Elaine Domingos de Araújo, do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRPE, abordando a Curva de Agnesi. Esse gráfico ganhou notoriedade não só pelo fato de ter sido estudado por uma mulher, coisa rara na produção matemática da época, mas por um erro de tradução, que induzia os desinformados a atribuir aspectos misteriosos a esta curva.

A indicação de leitura apresenta a sugestão do professor Severino Barros de Melo, do Departamento de Educação da UFRPE, acerca do livro Número: a linguagem da ciência – uma obra de divulgação escrita pelo Matemático Tobias Dantzig – livro que mereceu comentários elogiosos até mesmo de Albert Einstein.

A seção Quem pergunta, quer saber! esclarece a dúvida se foi Pitágoras quem realmente descobriu a relação entre os lados de um triângulo retângulo. Temos ainda um conteúdo extra sobre a 1ª edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr).
Nesse certame, dois professores egressos da UFRPE, Milena Monique de Santana Gomes e Eliton Mendes Pedrosa Simes, estão classificados entre os 20 melhores do Brasil e foram premiados, respectivamente, com medalhas de ouro e prata.

Finalizamos a edição como sempre com Problemas Propostos, soluções de questões anteriores enviadas pelos leitores, com as soluções da Olimpíada Pernambucana de Matemática (OPEMAT) 2022, segunda fase, nível 1 e com informes acerca de alguns eventos programados para 2024.
Com alegria em compartilhar com cada um nosso trabalho e gratidão por prestigiarem o É Matemática, OXENTE!, desejamos uma ótima leitura.

A Redação.

Leita também as

Edições Passadas


Repositório

Acesse todas as edições de um lugar só.