Edições


Edição Atual

O Jornal de Matemática Olímpica

Caros Leitores, é com satisfação que lhes oferecemos o número 29 do nosso jornal, É Matemática, Oxente!. Nesta edição lhes oferecemos um painel onde cada parte do jornal ajuda a compor um quadro que ressalta a variedade e a beleza da matemática, sem perder de vista o objetivo principal; ou seja, servir de estímulo aos alunos que participam de olimpíadas.

Nesta Edição

Editorial 29ª Edição

Caros Leitores,

Estamos juntos desta vez na 29ª edição do nosso jornal.
No editorial da primeira edição do ano de 2023 fizemos um aceno às perspectivas para o ano que se iniciava, destacando que “várias realidades nos fazem antever um novo tempo do ponto de vista educacional e científico para o nosso país”. E assim foi, com reflexos no nosso jornal. Encerramos o ano colhendo bons frutos. Para além das atividades em torno da produção do jornal, selamos uma parceria com o informativo da Sociedade Brasileira de Matemática no intuito de uma integração com notícias e conteúdos.

Ademais, na Semana de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (XV SEMAT) tivemos a possibilidade de ofertar uma oficina na qual a seção “Quem pergunta, quer saber!” serviu de motivação para um maior contato dos alunos de licenciatura com o nosso periódico, que em 2023 contabilizamos cerca de 60.000 acessos.

A presente edição traz na seção artigo um trabalho intitulado Uma Abordagem Olímpica das Progressões Geométricas, de autoria dos professores Eudes Mendes Barboza e Thiago Yukio Tanaka, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e da estudante do PROFMATUFRPE Gésica Peixoto Campos. O artigo faz uma ponte entre a clássica abordagem desse conteúdo no ensino médio e como ele aparece de forma mais avançada nas questões de olimpíadas.

A seção curiosidade traz a contribuição da aluna Allana Mylena Gomes de Amorim, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, abordando O Enigma de Einstein, que como verão, não se deve creditar a este grande cientista.

A indicação de leitura apresenta a sugestão da aluna Roberta Elaine Domingos de Araújo, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, acerca de O Livro da Matemática, uma obra de divulgação com uma proposta de oferecer uma visão geral da matemática, seus campos mais importantes e seu desenvolvimento numa abordagem cronológica.

A seção Quem pergunta, quer saber! resolve um problema de geometria, proposto por um professor, no qual a inserção de um elemento não presente no enunciado abre caminho para a resolução da questão.

Finalizamos a edição com Problemas Propostos e soluções de questões anteriores enviadas pelos leitores; soluções de problemas da I Copa Nordestina de Matemática (CONEMAT – 2023) – competição olímpica entre estudantes do Ensino Fundamental com idade igual ou menor que 15 anos – e com informes acerca de alguns eventos em sintonia com a proposta do Jornal.

Durante a finalização da edição anterior, com o apoio da Olimpíada Pernambucana de Matemática (OPEMAT), do PIC – Programa de Iniciação Científica da OBMEP e do POTI – Polos Olímpicos O Jornal de Matemática Olímpica – UFRPE ISSN 2526-8651 1 de Treinamento Intensivo, realizamos uma palestra intitulada Balanceamento ótimo de vetores um por um, na qual Victor Reis, medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e representante do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), apresenta a demonstração de um resultado que combina uma generalização de um Teorema sobre balanceamento de prefixos de Banaszczyk para árvores, com um argumento de clonagem para encontrar distribuições em vez de colorações.

Com um grandíssimo obrigado por prestigiar o É Matemática, Oxente! no ano que finda, desejamos um feliz Natal e um 2024 pleno de boas realizações.

O Comitê Editorial

Leita também as

Edições Passadas

Sep 2022

É Matemática, Oxente! Número 24

No presente número destacamos o artigo “Grafos, Números de Ramsey e o Método Probabilístico” assinado pelo professor da Universidade Federal…

Sep 2022

Repositório

Acesse todas as edições de um lugar só.