Edições


Edição Atual

O Jornal de Matemática Olímpica

Caros Leitores, é com satisfação que lhes oferecemos o número 34 do nosso jornal, É Matemática, Oxente!. Nesta edição lhes oferecemos um painel onde cada parte do jornal ajuda a compor um quadro que ressalta a variedade e a beleza da matemática, sem perder de vista o objetivo principal; ou seja, servir de estímulo aos alunos que participam de olimpíadas.

Nesta Edição

Editorial 34ª Edição

Caros Leitores, 
Eis-nos juntos na edição de março 2025 do nosso É Matemática, Oxente! 

A presente edição chega até vocês abordando temas interessantes e variados com ao menos dois objetivos: ajudar na preparação dos concorrentes às olimpíadas de matemática e oportunizar um mergulho multifacetado nessa área de conhecimento.    
  
A seção artigo apresenta um trabalho intitulado A matemática na natureza, de autoria da professora Isis Gabriella de Arruda Quinteiro Silva, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. O artigo leva o leitor à descobertas de fenômenos naturais “misteriosamente” impregnados de matemática, trazendo a tona uma clássica pergunta: a matemática é descoberta ou inventada?   

A seção curiosidade, em sintonia com a temática do artigo desta edição, aborda Uma sequência pouco conhecida, mas bem poderosa!, contribuição das autoras Christiana Granja do Nascimento, estudante do curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco e Thamires Santos Cruz, docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O interesse por desafios aritméticos, algébricos, lógicos ou geométricos foi um tema sempre atual na matemática, desde a publicação por Alcuíno de York (735-04) da obra Problemas para estimular o espirito dos Jovens. A indicação chega com a proposta dos desafios aritméticos, lógicos e algébricos, no site Racha cuca, contribuição de Allana M. G. de Amorim, estudante do curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A seção Quem pergunta, quer saber responde à dúvida de um professor, veiculada na Revista do Professor de Matemática (RPM, nº 28, p.59), a respeito de um problema que faz uso de artifícios algébricos na sua resolução.
Finalizamos a edição com soluções de problemas da OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE MATEMÁTICA- OPEMAT 2023 (segunda fase- nível 2) e proposta de novos problemas, bem como soluções daqueles propostos na edição 32. 

Torcendo para que esta edição ajude a manter acesa a chama do interesse pela matemática, criando sempre mais uma cultura relativa a esse campo do saber, nos despedimos com um grandíssimo obrigado por continuarem a prestigiar nosso projeto.     
  A Redação.

Leita também as

Edições Passadas


Repositório

Acesse todas as edições de um lugar só.