É Matemática, Oxente! Número 26

Caros Leitores,
Para a equipe do jornal “É Matemática, Oxente!”, estamos no início do ano.

     É uma satisfação iniciarmos com vocês mais uma jornada rumo à consolidação cada vez maior de nosso projeto. Entre a última edição e a atual, vivemos várias realidades que nos fazem antever um novo tempo do ponto de vista educacional e científico para o nosso país. Portanto, a edição de abril de 2023 nasce sob a égide de um desejo coletivo de mudança.

     Nesse contexto, também nosso conselho editorial avaliou o que foi feito em 2022: pontos positivos e aspectos a melhorar visando o aperfeiçoamento do jornal. Esta avaliação teve dentre as consequências, a atualização do site do jornal, com as complicações e implicações inerentes a esta empreitada.

     Relendo a edição finalizada, ficamos felizes por perceber a contribuição do Oxente no sentido de propiciar ao leitor, uma visão sempre mais ampla da matemática. A presente edição traz na seção artigo um trabalho intitulado Paradoxo do Inventor, escrito pelo professor Hiller Alves Fernandes, Mestrando do PROFMAT-UFVJM. O artigo relacionado com a resolução de problemas destaca dentre outros aspectos, que em algumas ocasiões o plano mais ambicioso na resolução de um problema pode ter mais chances de sucesso, do que um olhar sobre casos específicos. O autor apresenta algumas
questões nas quais tal fato se verifica.

     A seção curiosidade aborda os Palíndromos em outras bases. Este assunto já foi apresentado há algum tempo; agora com a contribuição do professor Gabriel Guedes do Departamento de Matemática da UFRPE, volta ao jornal, desta vez considerando outras bases.

     A indicação de leitura apresenta ao nosso público o livro Deus é Matemático? escrito por Mário Livio, físico e matemático de origem israelense. A seção “Quem pergunta, quer saber!” resgata uma pergunta acerca de porcentagem e descontos em preços de mercadorias, publicada na Revista do Professor de Matemática (RPM, no 38, p.56).

   Finalizamos a edição com os informes sobre eventos e as nossas, já tradicionais, questões propostas. A propósito, para quem não teve oportunidade de participar do XV Seminário Nacional de História da Matemática, realizado de 2 a 5 de abril na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), todo material será disponibilizado no site da Sociedade Brasileira de História da Matemática.

     Concluindo, nunca é demais agradecer a todos aqueles que colaboraram nessa edição e desejar aos leitores – razão de ser deste projeto – um bom proveito nesta nova temporada.