É Matemática, Oxente! Número 28

Caros Leitores,
Estamos novamente juntos, desta vez, com o lançamento da edição de outubro de 2023 do nosso É Matemática, OXENTE! Do último número para cá alguns fatos oxigenaram nossos objetivos, apontando que estamos no rumo certo. Dentre eles destacamos a aprovação do nosso projeto no Edital BEXT 2023, propiciando agregar à equipe do jornal uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática como bolsista de extensão.

Do ponto de vista das relações externas, fechamos uma parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) no sentido de além de termos um pouco da nossa história publicada na edição 57 do noticiário, iremos contribuir com a publicação de questões olímpicas.

A presente edição traz na seção artigo um trabalho intitulado O Princípio da Indução Finita, de autoria da professora Isis Gabriella de Arruda Quinteiro Silva, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. O artigo insere o leitor em um dos mais importantes métodos de demonstração em Matemática, bem como sua aplicação em diversos resultados, inclusive questões de olimpíadas.

A seção curiosidade apresenta a contribuição do professor Ricardo Nunes Machado Junior da Universidade Federal Rural de Pernambuco a respeito do TeX, LaTeX e PreTeXt, processadores de textos muito utilizados por pesquisadores, professores e estudantes de Matemática. A seção traz indicações de como aprofundar seus conhecimentos acerca desse tema, indicando alguns sites como referências.

A indicação de filme chega com A Prova, sugestão da aluna Roberta Elaine Domingos de Araújo, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco e monitora voluntária do OXENTE. O filme é um drama que aborda as consequências familiares da vida de Robert, um matemático brilhante e sua filha Catherine, levando o expectador a uma reflexão acerca da genialidade, sanidade mental e relações sociais na vida privada.

A seção Quem pergunta, quer saber! responde à dúvida de um professor a respeito do que poderia acontecer na trigonometria se o raio do círculo trigonométrico assumisse um valor diferente de 1.

Finalizamos a edição com soluções de questões da OPEMAT 2021, nível 3, informes sobre eventos e os problemas propostos e resolvidos, fruto da contribuição dos nossos leitores.

No intervalo entre a edição anterior e a atual, realizamos uma live intitulada “O teorema de Pitágoras e algumas de suas generalizações” na qual Letícia Maria Menezes dos Santos e Yasmin Lopes de Carvalho, egressas do curso de Licenciatura em Matemática da UFRPE apresentaram e dialogaram acerca de um artigo de mesmo conteúdo publicado na 15ª edição do nosso jornal.

Um agradecimento especial a todos e todas que de diversas maneiras colaboraram nessa publicação e desejamos que aproveitem ao máximo essa edição.

O Comitê Editorial.