É Matemática, Oxente! Número 21

O presente número apresenta na seção artigo, um trabalho do Professor Doutor Gabriel Guedes, do departamento de matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, relativo à questão dos invariantes, um rico tema que propicia uma abordagem com variados graus de dificuldade, e muitas vezes aparece nas questões de Olimpíadas.

A seção curiosidades aborda de forma clara e sintética o assunto volumes de figuras semelhantes, um tópico relevante na matemática e que nos remete a um dos três problemas clássicos da Grécia, o problema da duplicação do cubo.

A seção Quem pergunta, quer saber! apresenta uma resposta dada aos leitores da Revista do Professor de Matemática, acerca do condicional, um dos operadores da lógica matemática. A leitura dessa seção permite uma melhor compreensão da tabela verdade não muito intuitiva desse operador. Assim, o leitor continua aprofundando aspectos da lógica matemática presentes no artigo publicado no número 20 do jornal “É Matemática, Oxente!”

A indicação de leitura destaca o livro “The Shape of a life”. A obra leva o leitor a uma incursão pela matemática da atualidade, guiado pela história de vida do matemático chinês Shing-Tung Yau. Aí vamos encontrar aspectos relevantes da matemática contemporânea e constatar que célebres polêmicas na História da Matemática, como aquelas entre Tartaglia e Cardano, Pascal e Descartes, dentre outras, continuam a acontecer na atualidade.

Sobre eventos, temos a indicação da X Bienal de Matemática, que está sendo programada de forma presencial.

O conteúdo da edição encerra, como de costume, com proposta de problemas olímpicos e discussão de resolução enviadas à redação.

O lançamento da presente edição foi precedida de uma live acerca dos invariantes, voltada para o contexto das olimpíadas de matemática, apresentada pelo prof. Gabriel Guedes. Para quem não teve oportunidade de acompanhar ao vivo, a palestra intitulada “Polinômios, invariantes e porque se envolver com olimpíadas!” está disponível no canal do Youtube DM-UFRPE através do seguinte link.

Agradecemos aos leitores que têm interagido com a equipe de redação, com elogios, críticas e sugestões e aos diversos colaboradores que nos ajudaram a concluir esta edição.

Desejamos uma excelente leitura.