É Matemática, Oxente! Número 22

A seção artigo apresenta um trabalho assinado pelas professoras Maité Kulesza, Michele Novais e Lorena Brizza, que aborda a partir da perspectiva das Olimpíadas Pernambucanas de Matemática, a questão da sub-representatividade feminina na Matemática, fazendo eco a recente comemoração do dia internacional da mulher.

A seção curiosidade traz problemas com os números figurados, de grande importância na perspectiva das olimpíadas.

A indicação de leitura apresenta ao nosso público o livro Arquimedes e suas máquinas de guerra, um interessante trabalho de literatura científica infantojuvenil escrito pelo italiano Luca Novelli, estruturado no formato de revista em quadrinhos.

A seção Quem pergunta, quer saber! aborda o método da falsa posição, estratégia usada pelos egípcios na resolução de certas equações, num período do desenvolvimento da álgebra classificado por alguns historiadores como álgebra retórica.

A última parte da presente edição é dedicada a duas seções indispensáveis, considerando o objetivo do nosso jornal: questões propostas e questões resolvidas, fruto da contribuição dos nossos leitores.

No contexto das comemorações do aniversário de 5 anos do jornal, fomos convidados para participar da cerimônia de premiação da OPEMAT 2021. Na ocasião tivemos a possibilidade de apresentar com mais detalhes o É Matemática, OXENTE!, seus objetivos e perspectivas para a consolidação do nosso trabalho.

Agradecemos a todos que nos ajudam a prestigiar e divulgar o jornal e temos um canal sempre aberto para a contribuição dos leitores.

Boa leitura!