É Matemática, Oxente! Número 19

No presente número estamos apresentando, na seção artigo, um trabalho muito interessante sobre a utilização de técnicas de fatoração com produtos notáveis voltadas para a resolução de questões de olimpíadas.

Na seção curiosidades abordamos uma bela conexão entre arte e matemática por meio da obra do holandês Maurits Escher, artista mundialmente famoso.

A seção Quem pergunta, quer saber! recolhe indagações feitas a matemáticos por gente interessada nessa disciplina em contextos os mais diversos. Dessa vez a pergunta está relacionada à geometria dos ladrilhos.

A indicação de leitura destaca o livro “Analfabetismo em Matemática e suas consequências” escrito pelo matemático norte americano John Allen Paulos.

Sobre eventos, temos alguns destaques, todos de forma remota pelo contexto adverso da pandemia.

O conteúdo da edição encerra, como de costume, com proposta de problemas olímpicos e discussão de resolução apresentada pelos leitores.

Agradecemos desde já aos leitores que são a razão de ser do nosso trabalho e aos diversos colaboradores que nos ajudaram a concluir esta edição. Concebemos nosso jornal como algo vivo e dinâmico, sempre atento e aberto às novidades. A propósito, por ocasião do lançamento desta edição estamos organizando uma live do jornal.

Desejamos uma excelente leitura.