Caros Leitores,
Com prazer estamos lhes apresentando a segunda edição do É Matemática, OXENTE! no ano de 2023. Entre uma edição e outra sempre vem à tona várias ideias e novidades, gerando um diálogo muito rico no âmbito da equipe de redação.
Nesse período apresentamos à Universidade Federal Rural de Pernambuco a renovação do projeto do Jornal, considerando sua crescente aceitação por um público alvo cada vez maior. Além disso, o conteúdo veiculado tem servido de base de consulta em algumas disciplinas do nosso curso de Licenciatura em Matemática.
Esta 27ª edição traz na seção artigo um trabalho intitulado Progressão Aritmética e Triângulo Aritmético de Números Ímpares, de autoria do discente Pedro Henrique Sales Vital (USP-IME) e dos professores Thiago Yukio Tanaka (UFRPE) e Gabriel Araújo Guedes (UFRPE). O texto nos insere no âmbito da Teoria dos Números, um campo que desde a Escola Pitagórica atrai a atenção de quem se interessa pela Matemática.
A seção curiosidade, traz a contribuição do professor Hiller Alves Fernandes (SEE-MG) e aborda o que Sheldon Cooper – personagem fictício do seriado norte americano The Big Bang Theory – considerava “o melhor número”. Sabemos que essa denominação é muito vaga pois não existem números melhores ou piores, entretanto, pelo fato dele apresentar algumas características curiosas recebeu do Sheldon esse “apelido”.
A indicação de filme chega com Alexandria, cujo enredo aborda a vida de Hipátia, talvez a primeira matemática que a história registra, e já naquela época, vítima da violência de gênero.
A seção Quem pergunta, quer saber! apresenta uma equação cuja solução envolve álgebra e trigonometria, quebrando um modo muito comum e equivocado de ver a matemática, formada por compartimentos separados.
Finalizamos a edição, como de costume, com as Soluções da OPEMAT 2021 nível 2, os informes sobre eventos e as nossas tradicionais questões propostas e resolvidas, fruto da contribuição dos nossos leitores.
Como desdobramento da elaboração do jornal, em alusão ao Dia Internacional da Mulher na Matemática, foi realizada no dia 9 de maio uma live intitulada “Sobre a participação feminina na matemática: uma conversa sobre textos publicados no Jornal É Matemática, Oxente!”. O evento contou com a participação das professoras do Departamento de Matemática da UFRPE, Lorena Freitas, Maité Kulesza e Michele Novais.
Um agradecimento especial a todos e todas que colaboraram com essa edição e desejamos que aproveitem ao máximo a leitura.
A Redação.