Nesta Edição
Editorial 32ª Edição
Caros Leitores,
Eis-nos novamente juntos mediados pelo lançamento da terceira edição do nosso jornal no ano de 2024. É gratificante constatar que a cada edição somos estimulados pela acolhida crescente do nosso trabalho por um público bem variado: estudantes que participam de olimpíadas, alunos dos cursos de licenciatura, professores ou simplesmente gente que curte a matemática. De fato, nossa apresentação em formato digital permite atingir um público diversificado por toda parte. Além disso, diversos tópicos abordados pelo jornal têm servido de material utilizado em disciplinas do curso de licenciatura em Matemática.
A presente edição traz na seção artigo um trabalho intitulado O Teorema de Tales: uma poderosa ferramenta Matemática (II). Os autores, Eudes Mendes Barboza, Pedro Victor Souza Freitas e Allana Mylena Gomes de Amorim dão continuidade ao assunto iniciado na edição de número 30, revelando a abrangência, a profundidade e a atualidade da produção desse matemático grego que capitaneava a Escola Jônica.
A seção curiosidade traz a contribuição da professora Maria Ângela Caldas Didier, do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, abordando Modelagem Matemática e Python, linguagem de programação muito usada em diversos contextos da tecnologia da Informação.
O livro A História da Quebra dos Códigos Secretos é a indicação de leitura de Roberta Elaine Domingos de Araújo, aluna do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco e monitora voluntária do Jornal. É um tema sempre atual e envolve situações bizarras, como a acusação dos franceses terem pacto com o demônio, pelo fato de decifrarem códigos secretos dos espanhóis, numa guerra entre os dois países, pela habilidade de Francois Viete (1540-1603) um dos criadores da álgebra simbólica.
A seção Quem pergunta, quer saber! responde à pergunta: quantos e quais os números primos que podem ser escritos como um produto de números complexos conjugados?
Finalizamos a edição com Problemas Propostos e soluções de questões relativas à edição de número 30 e outras oriundas da Olimpíada Pernambucana de Matemática 2022 (segunda fase, nível 3). Há também informes sobre eventos.
No contexto da experiência do Jornal, estamos na medida do possível apresentando uma live entre uma edição e outra. Dia 5 de setembro foi a vez do professor Leon Denis da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, abordar o tema: “Consequências da desigualdade de Cauchy Schwarz”, do seu artigo publicado em nossa 16ª edição.
Um agradecimento a cada leitor por prestigiar nosso trabalho desejando um proveitoso encontro com nosso jornal.
A Redação.