Edições


Edição Atual

O Jornal de Matemática Olímpica

Caros Leitores, temos a satisfação de colocar à disposição de vocês a edição de número 37 do Jornal É Matemática, Oxente!. Cada nova edição carrega em si energia e entusiasmo de toda a equipe que atua na produção desse periódico, tendo sempre diante de nós todos os leitores, razão de ser do nosso projeto.

Nesta Edição

Editorial 37ª Edição

Caros Leitores,

Temos a satisfação de colocar à disposição de vocês a edição de número 37 do Jornal É Matemática, Oxente!. Cada nova edição carrega em si energia e entusiasmo de toda a equipe que atua na produção desse periódico, tendo sempre diante de nós todos os leitores, razão de ser do nosso projeto.

O presente número apresenta na seção artigo, um trabalho intitulado Sequências no ensino fundamental: uma análise curricular e olímpica. As autoras são Tarciana Maria Santos da Silva, professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Tainá Bruna Maria de Queiroz, aluna do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No artigo elas demonstram que diversas habilidades e competências exigidas na Base Nacional Comum Curricular estão presentes nas soluções de vários problemas propostos nas olimpíadas de Matemática.

Na seção curiosidade Kalyne Maria de Santana Príncipe aluna do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco destaca as diversas etapas por que passou o símbolo da divisão ao longo da história até a sua atual representação.

A seção Quem pergunta, quer saber! continua a visita ao museu Mathematikum, já familiar aos nossos leitores. Dessa vez destaca a resposta dada a um visitante interessado em saber se ainda resta alguma coisa a ser descoberta na Matemática.

indicação de leitura é dada pelo professor Severino Barros de Melo, do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O destaque é para o livro Conceitos Fundamentais da Matemática, escrito por Bento de Jesus Caraça, um dos importantes matemáticos portugueses do século XX. No livro Caraça aborda conteúdos de matemática com enfoque histórico e filosófico e nisso reside a originalidade da obra.

A indispensável seção dedicada à resolução de problemas apresenta soluções daqueles abordados na Olimpíada Pernambucana de Matemática (Opemat-2024/segunda fase- nível 2) e propõe novos Problemas. As soluções dos problemas propostos na edição 35 foram enviadas pelo leitor Amaro José de Oliveira Filho, para quem vai nossos agradecimentos.

Na seção eventos, destaque para a nossa participação na XVI Semana de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco e anúncio de alguns eventos importantes para o ano de 2026.

Com esta edição concluímos um ano de intenso trabalho em equipe, no qual cada membro do comitê editorial não deu tréguas para fazer mais e melhor em relação ao nosso projeto. Agradecemos imensamente aos nossos leitores por nos ter prestigiado durante todo esse ano e desejamos um 2026 pleno de boas energias e realizações.

Boa leitura!

Leita também as

Edições Anteriores


Repositório

Acesse todas as edições de um lugar só.