É Matemática, Oxente! Número 36

Caros Leitores,

Temos a satisfação de compartilhar com vocês a edição número 36 do nosso periódico. Cada nova publicação traz para além do que está escrito algo de muito especial que caracteriza o jornal: empenho, entusiasmo e sinergia entre os membros da equipe, tendo sempre diante de nós os leitores que nos estimulam a fazer mais e melhor.

O presente número apresenta na seção artigo, um trabalho intitulado Números racionais e irracionais: um aceno histórico e algumas conexões com as olimpíadas de Matemática, elaborado pelo professor Severino Barros de Melo do departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O artigo revista problemas de olimpíadas cujo enunciado se refere a tais números, procurando apresentar de forma breve a história relacionada a esses aspectos conceituais e operacionais dos dois conjuntos numéricos.

No contexto dos eventos realizados, merece destaque a live do dia 24 de abril intitulada “Progressão Aritmética e Triângulo Aritmético de Números Ímpares”. A palestra foi proferida por Pedro Henrique Sales Vital, baseada no artigo publicado em nossa 27ª edição.

Na seção curiosidade, Roberta Elaine Domingos de Araújo, aluna do Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, aborda O Enigma das Manchas: Matemática de Turing e a morfogênese dos padrões naturais. Relata uma incursão no campo da Biologia e da Química com o olhar do matemático tentando explicar um fenômeno recorrente nos reinos animal e vegetal.

A seção Quem pergunta, quer saber! nos leva novamente ao museu Mathematikum, já familiar aos nossos leitores. Dessa vez destaca a resposta dada a um visitante interessado em saber o que são os problemas de Hilbert.

A indicação de leitura é dada pelo professor Filipe Andrade da Costa, do Departamento de Matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco, e se refere ao livro Incríveis passatempos matemáticos. A obra escrita pelo matemático Ian Stewart, professor emérito da Universidade de Warwick, Inglaterra, para além de outras conclusões, reforça a afirmação do matemático espanhol Miguel de Guzmán, segundo a qual um matemático considera essa ciência, para além de qualquer outra coisa, também um jogo.

A seção dedicada à resolução de problemas apresenta soluções da Olimpíada Pernambucana de Matemática (OPEMAT-2024), segunda fase, nível 1. Finalizamos o jornal com novos problemas propostos e soluções daqueles apresentados na edição 34; dentre estas, algumas foram enviadas pelo leitor Amaro José de Oliveira Filho.

Não esquecemos a agenda de eventos divulgados nos sites da Sociedade Brasileira de Matemática e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Desejamos uma excelente leitura.