É Matemática, Oxente! Número 14, Volume 1. Edição Especial

Sumário

      1. Primeiro Artigo –  Olimpíadas de Matemática

      2. Segundo Artigo –  Dimensão – Maria Eulália de Moraes Melo

      3. História inspiradora – História e Relato do Aluno Davi Bandeira

      4. Premiados OPEMAT 2018 – Nome dos Estudantes Premiados na OPMAT 2018

      5. Professores que Inspiram –  Entrevista com Professor Adim Mendes

Introdução do Artigo – Dimensão

Nosso contato com este conceito parece se iniciar com as aulas sobre Geometria Euclidiana, aos doze,  treze anos de idade. Somos informados que iremos estudar uma “teoria do espaço bidimensional”, quedará acesso posteriormente ao conhecimento do “espaço tridimensional” onde “habitamos”. Mais tarde, já na adolescência, somos informados, agora por nossos professores de Física, que o mundo em que estamos não pode ser considerado tridimensional mas deve, na verdade, possuir mais “dimensões”: quatro, cinco, talvez nove.

A Chamada “quarta dimensão” não é assim tão assustadora, dizem nossos professores de Física, esta quarta dimensão é o tempo. Isto nos parece então uma ideia muito natural, pois, numa investigação qualquer, científica ou filosófica, não há como dissociar o espaço usual onde fenômeno qualquer ocorre, do tempo de sua duração, demarcação de seu começo e seu término. Por outro lado, dizer que o tempo é uma dimensão, parece no mínimo, um abuso de metáfora, um “isso é aquilo” exagerado.